sexta-feira, 18 de junho de 2010

Stress.


No meu curso de psicossomática dessa semana o tema desenvolvido foi sobre o STRESS. Alguém nunca ouviu falar (ou até mesmo disse) que estava estressado? Hoje em dia cada vez mais esse termo é utilizado, seja estresse físico e/ou mental.


Lá no curso vi que tem dois tipos de stresse: o eu/stress (equílibrio) e o dis/tress (separação, quebra).

O primeiro é um stress "natural", onde as tensões são desfeitas, em situações como antes de alguma prova, cirurgia, competição, mas que após realizada a ação o corpo retorna ao estado normal. Nesse caso a homeostasia acontece, equilibrando o corpo, sem deixar resquícios. Um exemplo é na antiguidade, onde o homem da caverna também passava pelo estado de stress. Ele tinha que sair à caça/fuga; seu corpo sofria diversas reações como dor na barriga, seus olhos saltavam, seus pêlos se erguiam, seu ritmo cardíaco aumentava... e terminada a caça/fuga ele voltava ao seu estado "normal".

E hoje em dia? O stress é criado no trabalho, no trânsito, nos relacionamentos, mas e a homeostasia? Muitas reações são criadas no nosso corpo, mas o problema é que as tensões se acumulam, não são dissolvidas como no caso anterior. Esse caso é o distress, onde as reações permanecem, trazendo assim dores, insônia, problemas no trato digestório, mau humor, entre muitas outras.

A maioria das as pessoas trabalham a maior parte do tempo sentadas ( provavelmente numa má postura) usando a "cabeça" para executar sua devida função. E o corpo permanece parado, muito tempo na mesma posição! E isso não é bom... Corpo foi feito pra se movimentar, não em excesso, é claro.
Hoje em dia é fundamental a prática de alguma atividade, seja ela puramente física ou psicofísica, para que o corpo entre em equilíbrio com a mente. Fugir das tensões, cobranças e rotina do dia-a-dia não é possível, certo? Por isso nós precisamos encontrar alguma atividade onde conseguimos relaxar, desfazer de todo o stress criado durante o dia.
Existem inúmeras atividades onde o corpo é estimulado, fazendo com que a mente também receba as informações, afinal de contas um está em sintonia com o outro.
Escolher alguma atividade onde movimente o corpo e que seja prazeroso é o ideal! Yoga, pilates, alongamento, corrida, ginástica, dança, natação, hidro, musculação, circo..... Tanta coisa pra fazer!!!
Não é justo exigir tanto do corpo e da mente e não fazer algo pra repor todo o desgaste, certo?
Corpo e mente agradecem, podem ter certeza!!!!
Beijo Beijo.

Namastê.

3 comentários: