segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DiFErenÇAS







Nas minhas aulas procuro transmitir algo para os alunos, além de ajustar o corpo, pra não se machucar e absorver os benefícios da postura.


Falo sempre que faz parte "pedir mais", exigindo assim que o praticante encontre o equilíbrio numa postura nova, nunca feito antes, com o intuito de se equilibrar fora da sala, numa situação que REALMENTE exija o equilíbrio.


A presença e a consciência do quê e como estão fazendo determinada postura e se estão controlando da respiração para estar conectado é, também, uma das minhas exigências. (Existem aqueles que me acham brava, e digo sempre:"Exigente!" rs)


Pergunta básica: "Existe alguma diferença entre os lados? Fazer o Vrikshasana com a perna direita é igual à esquerda? E o alongamento do isquiotibial da direita está mais fácil do que da perna esquerda? Observem... Quem faz minhas aulas está cansado de ouvir isso.


Além de observar, estar atento no que estão fazendo, é fundamental ACEITAR e RESPEITAR essas diferenças. Se, no nosso próprio corpo existem diferenças, por que não aceitar e respeitar as diferenças nos outros???
Precisamos "enxergar" e, é claro, tentar melhorar, sempre.

Faz parte o convívio com outras pessoas, seja em casa, no trabalho, amigos.. não tem como fugir disso. As pessoas, muitas vezes, querem que o outro seja como a gente é, ou do jeito que quer que seja. As poucos vamos nos ajeitando e isso não é nada fácil.


Com esse texto espero que reflitam sobre isso e tenham consciência que, numa prática de yoga, não fazemos só posturas físicas, mas também adquirimos um conhecimento de si e do universo no qual fazemos parte.


Namastê _/\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário