segunda-feira, 26 de abril de 2010

Relação corpomente


Estou lendo um livro muito interessante, indicado por uma aluna que é professora de Psicologia da PUC. O nome do livro é CORPOMENTE.

A prática de Yoga tem como objetivo unir corpo e mente, buscar essa conexão que parece ser fácil, mas quem pratica sabe que não é.. Se a mente não estiver presente facilmente perdemos o equilíbrio na postura.
Quem nunca usou o termo: "Estava lá de corpo-presente..."??? Pois é, estar com o corpo e mente conectados é uma prática difícil, já que gastamos muita energia com o passado e/ou com o futuro.
Estou no início do livro; li uma parte que achei muito interessante e quero dividir com vocês. O escritor fala sobre como as emoções e experiências influem na formação e estrutura dos nossos músculos e tecidos.
Já perceberam alguma diferença entre sua perna direita e esquerda? Ou seu braço direito é igual ao esquerdo? Observem.. a diferença é nítida e, podem ter certeza que essas assimetrias falam muito de você. Faz parte do autoconhecimento, da conexão observar o seu corpo e, principalmente, estar com a mente conectada.
Segue abaixo um trecho do livro:

"Não sou suave, pois nem sempre minha vida foi suave. Não sou perfeitamente equilibrado, pois meus sentimentos nem sempre são equilibrados. Não sou simétrico, pois meus atos não são simétricos. Minha força muscular não está distribuída com igualdade no meu corpo, da mesma forma que meus interesses não estão proporcionalmente repartidos em minha vida. De certo modo, meu corpo é como o corpo da terra, a qual, com suas montanhas, vales, leitos de rios e topografia desigual conta a estória da sua história e criação com a mesma veracidade com a qual meu corpo expressa as tentativas e as mudanças criativas que experementei realizar ao longo de minha vida. Todo aspecto do meu corpo reflete um aspecto distinto do meu self, o qual, atingindo em carne, defronta com as paixões e com os desafios nos quais estou continuamente envolvido".


Não é interessante? Tem sentido! E como tem...

As pessoas nascem com um determinado corpo e podem ter certeza que todos nós temos limitações físicas. Faz parte do processo essas limitações, as dificuldades e os medos. Isso é que nos faz evoluir, aprender com cada prática e postura. Como diz o conhecido provérbio: "Nem tudo o que a gente pode a gente quer; e nem tudo o que a gente quer a gente pode". Isso acontece numa prática e na vida!

Não façam ásana apenas com o corpo físico, como ginástica. Observem os lados, as diferenças, as dificuldades; percebem sempre como o corpo e a mente reagem com cada postura.

Façam o seu melhor, tenha disciplina, mas sem cobranças.. "Eu tenho que fazer a postura". Não "tem que" nada!!! Se fizer ok, se não conseguir ok também... Desde que estejam conectados, no PRESENTE é o que importa!
Pratiquem Yoga 24 horas por dia, 7 vezes na semana, 365 dias do ano...


Boa semana!!!

Namastê _/\_

Um comentário:

  1. Que maravilha Bi!!!
    Continue compartilhando sua leitura conosco.
    Ficaremos agradecidos.
    Que foto linda!!!!

    ResponderExcluir