segunda-feira, 5 de abril de 2010

urban manners 2







Urban Manners 2 é o nome da exposição que INFELIZMENTE já encerrou. Estava no Sesc Pompéia desde janeiro e se referia à arte contemporânea da Índia.

Bom as vezes amo, as vezes odeio a Lu.. rs Ela que arrumou esse programa que adorei participar! Enfim, fomos participar de um programa da TV Cultura chamado Login e nossa função foi comentar sobre a exposição, já que somos professoras de Yoga e conhecemos a Índia.

Eu não entendo nada sobre arte. Fiquei preocupada no início, mas ok.. ninguém precisa entender não é mesmo? Entendo que arte nos transmite algo, nem sempre absorvemos a mensagem que o artista quis passar, pois cada um absorve de uma maneira.

Eu me diverti com os pessoal do programa e principalmente com a exposição. Fotos, esculturas, pinturas, arte visual... enfim, de tudo um pouco para falar sobre a modernização na Índia, em contrapartida da forte cultura e tradições desse país.

Eu visitei a Índia duas vezes: primeira vez em 2008, onde fiquei 45 dias e a segunda agora, em 2010, permanecendo 30 dias. Nesse período já vi mudanças... Boas, claro, mas por outro lado preocupantes.

Admiro a Índia por vários motivos... Acredito que já vivi ou passei por lá antes, talvez por isso tenho essa afinidade. Pelo Yoga também, sem dúvida nenhuma. Meu professor disse que a Índia tem uma energia muito forte, que lá somos quem realmente somos. Dizem que lá é o país mais antigo, onde se concentra todas a religiões. Essa mistura e diferença de cultura é muito interessante... Abstração e surreal são palavras bem utilizadas nesse lugar! Quem já foi sabe o que estou falando.

O Urban Manners mostra as mudanças que vem acontecendo com a Índia, a ocidentalização, modernidade, capitalismo e na minha visão, o materialismo. Acho importante essa "evolução", já que hoje o acesso às informações estão cada vez mais próximos. A distância encurtou!

Algumas fotos foram expostas retratando esses dois lados, como a foto de um cômodo com móveis super modermos de aço, estilo retrô com a presença de duas mulheres, na postura de cócoras, vestidas com sári e com olhar submisso de uma dalit.. Parecia ser empregada, com pano e espanador nas mãos. Trem super lotado, trânsito nas ruas, um gostoso chai sendo consumido na rua na xícara e pires, taj mahal...

A obra que mais gostei foi a estátua de Gandhi, sentado no chão com as pernas cruzadas todo pixado.. atrás dele diversas propagandas bem coloridas oferecendo serviços e produtos como sexologista, mecânico, inseticida, venda de cadeiras... Adorei! Retratou muito bem como está a Índia atualmente.

Gandhi tem um papel tão importante na humanidade.. Pra Índia então nem se fala! A não-violência foi uma das mensagens que ele deixou para conquistar a indepêndencia do país. Entre outros valores, claro!

A minha preocupação é com essa perda ... O capitalismo, que gera o consumismo, faz com que os valores sejam invertidos, fazendo com que as pessoas colocam o foco na busca pelo "TER" e não pelo "SER".

Esse final de semana estava em mais uma conversa filosófica com a minha mãe. Uma das frases que falei pra ela foi a seguinte: "Será que Deus quer saber que carro você tem? Tem alguma diferença pra Ele saber sabe se você tem um Audi ou um Fusca? Acho que não..."
Umas das coisas que vejo na Índia e me admiro é a devoção daquele povo.. É claro que sendo um país tão pobre precisamos no apegar a espiritualidade, mas é diferente.. Fazem de corpo e alma, não apenas de corpo-presente. Essa é minha visão, ok?

Agradecem pela comida, nos carros sempre tem um Deus no painel, cantam mantram antes de uma prática, depois da prática.. até mesmo o gesto "namaste" tem um significado tão profundo, tão bonito..

Precisamos presentear alguém pra ela saber que é importante? Ou para saber que gostamos dela? Qual o significado da matéria pra nós?

Importante termos algumas coisas básicas para uma vida, vamos dizer "digna", mas a relação que temos com essa matéria é importante termos consciência. Essa apego no "ter".. Que nunca tem fim! Sempre vai existir um carro melhor, maior, uma casa assim, assada... Precisamos fazer algo pra nós mesmos, e não para mostrar ou provar para os outros. A felicidade não se compra, se conquista! Não se compra saúde ou a cura de uma doença na esquina. Tudo está em nós mesmos, bem perto. E a gente acha que está longe, que precisamos de "muito", passar por cima dos outros, fazer maldade.. Puro alimento para o Ego!

Outro dia estava com um amigo. Ele me contou que tinha trocado de carro e que o carro tinha isso e aquilo... Sabe essas coisas de conquista? Coitado... Ai eu disse: "Homem é ligado nessas coisas ne?" Vou falar o quê pra esse ser?? rs

Fico feliz com a modernidade da Índia, faz parte, é necessário: viadutos estão sendo construídos pra melhorar o trânsito, papel higiênico nos mercadinhos!!! rs Ao mesmo tempo não quero perceber que os indianos estão querendo comprar compulsivamente, preocupando em ter bens materiais... Acontece, isso é fato, mas espero que certa tradição, devoção e espiritualidade seja mantida... Equilíbrio. Será???

2 comentários:

  1. Satiko, eu também te amo!!! rsrsrsrs
    Achei a exposição bárbara principalmente pelas reflexões que ela me trouxe, assim como pra você, pelo que vejo!
    Vou te enviar umas fotos.
    Postei no meu blog aquela dos saris vermelhos que ficou linda!
    Namastê Satiko Sam!

    ResponderExcluir
  2. to tentando baixar lu as fotos que tirei no cel, mas ta dificil viu... rs

    obrigada, adorei a expericencia... rs

    Namaste.

    ResponderExcluir