sexta-feira, 19 de março de 2010

Namaste


O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.

O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você.

O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você.

A minha essência saúda a sua essência.

Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza. Deus está em tudo, em cada um de nós.

Finalizamos toda prática de Yoga com " NAMASTÊ". Falem alto, falem de coração e além disso, pensem no significado dessa palavra.

Se Deus habita em mim, habita também no próximo! Saiba olhar as qualidades das pessoas e não se apegue aos defeitos.

Ser ser humano é ter qualidades, defeitos.. é acertar, mas também errar.

Faz parte do nosso processo de aprendizado e evolução. Ouça mais, fale menos... Estenda a mão, dê um abraço, respire fundo antes de responder, não leve para o lado pessoal.. Saiba compreender o próximo, sem cobranças, sem expectativas, sem esperar nada.. Dê o melhor de si, faça o seu melhor!


NAMASTÊ!!! _/\_

terça-feira, 9 de março de 2010

turista na india


Ser turista na India é muito chato... as vezes tinha vontade de me parecer indiana, pra passar despercebida no meio de tanta gente oferendo de tudo um pouco.
Bom os preços são mais caros, assim beeeem mais caros... ok, nos "temos" mais dindin que eles. Se fomos até lá é porque temos algum dinheiro pra gastar.
Na primeira vez que estive lá, não me lembro muito de ter passado por isso, talvez pelo fato de não ter tido guia.. andei bastante a pé, de ricksha, de ciclericksha.. enfim. Encontrei muitas lojinhas bacanas, bem mais baratas e interessantes. O preço então nem se compara...
O gostoso é andar como indiano, frequentar os lugares, comer as comidas (isso tem que tomar cuidado na verdade, eu bem sei!), enfim.. pra estar mais em contato com a cultura deles. Eu gosto disso!
Na primeira cidade por onde passei desta vez foi Varanasi, onde já tinha permanecido 10 dias da primeira vez, porém com guia o tempo todo. Sem perguntar ele nos levava em lojas... e mais lojas... e maissss lojas. Cansou, confesso! Até podia comprar algo, como uma camiseta que gostei para o meu irmão, mas desse jeito não! Passamos por lugares muito pobres, comoventes, onde me sensibilizei.. mas logo depois o guia nos levou para a loja... Na segunda cidade, que foi Jaipur, falamos para o motorista do táxi e para o guia que não queríamos compras. Tentamos deixar claro, mas acabamos em uma loja. Também gostei de um anel, mas desse jeito... Não!
Agra foi rápido, fomos para uma internet que era junto com uma loja e ai sim conseguimos ficar mais a vontade: comprei cartao postal, chá, temperos.. com tranquilidade e sem pressão.
Entendo que é o meio de sustento deles, que ganham comissão, mas eu não estou acostumada com isso e fiquei incomodada com a situação. Bom o Manoel nem falo nada.. ele odeia compras! Mas sabia lidar melhor que nós, mulheres.
Tudo lá é muito bonito, bem feito e chama a atenção. Por exemplo um cinto de yoga.. aqui custa em média 25 reias, lá paguei 5 reais! A consulta com a médica ayurveda custou 200 rupias (10 reais!) e aqui??? Uns 300 reias e ainda você enfrenta fila! Enfim...
Difícil ir pra lá e não ter vontade de comprar algo, seja pra você, sua casa, sua família e amigos. Eu então.. que gosto de presentear... como minha mãe. Dessa vez não comprei muita coisa pra mim... mais livros e props de yoga. Comprei geléia para os amigos, feijão pra minha mãe .. amendoin, chocolate!!! rs
O professor que fiz o curso criticou muito esse nosso "consumismo" e entendo ele. Se a pessoa compra por compulsão ou algum vazio que ela desconta em compras ok... Mas acho que a gente não né? rs
Eu e a Lu decidimos presentear o Honey, amigo indiano com uma camiseta do Real Madrid, da Adidas e tal... poxa bacana vai, já que ele adora futebol, torce pro Real de clube e Brasil de país. Entregamos a sacola com um cartão. Ele leu o cartão váaaaaarias vezes... e nem sequer abriu a sacola pra ver o presente. Nem quis saber o que era! Eu pentelhei ele pra mostrar e ele disse que pra ele aquilo não era importante. Expliquei que pra gente era, mesmo sabendo que pra ele não e que nós ficamos felizes em presenteá-lo com algo que ele "gosta". Diferenças... quem não gosta de ganhar presente? De saber que a pessoa lembrou de você? Ai eu gosto... Acho que preciso morar um tempo lá viu... rs
Diferenças existem... é tão interessante estar em contato com culturas diferentes e perceber a diferenças nos VALORES. Essa é a palavra!
Tenho um amigo que diz que precisamos curtir a vida... cada um curte de um jeito! Quantas vezes não recusei de sair com amigos, namorado pra ficar em casa sozinha??? Pra mim curtir foi ficar sozinha no meu apartamento. Talvez para outras pessoas seja sair com os "amigos" e tomar todas... Cada um com seus valores e ideais.
As pessoas precisam ter valores e vejo que isso falta muito nas pessoas. Cada vez mais as pessoas buscam poder, dinheiro, bens.. tudo material e nada de cuidar do espiritual. Meta do ano: trocar de carro. Será que realmente preciso? Meta do ano: meditar todo dia, fazer prática, ir na igreja. Valores...
Eu pretendo ir pra India mais vezes... Esse país me fascina! Certeza que já vivi ou passei por lá. Mas não quero ir como turista.. rs

Namaste _/\_

segunda-feira, 1 de março de 2010

AGRADECIMENTO

Gente quero agradecer o carinho, a atencao e por acompanharem minha viagem, seja pelo blog, por email, telefone ou mesmo em pensamento.
Obrigada! Que eu possa compartilhar o que vivi e aprendi nessa jornada.
Beijo Beijo

1 de marco


Depois de comer logo dormi. Conversei bastante ate com um indiano que sentou a meu lado e depois capotei. Voo tranquilo, chegamos 5h30 mais ou menos em Amsterdam. 8h45 de voo.
Espera de 5 horas para pegar o voo para o Brasil. O aeroporto em Amsterdam eh bem grande, bacana. Tomei um cafe com leite ( matei a vontade, tava 1 mes sem tomar) e um muffin de chocolate. Banheiro... odeio! Eh muito alto pra mim! Fico na ponta do pe... =S
Que gostoso encontrar brasileiros! Ouvir portugues... Casa!
Voo no horario... Comidinha boa, vi 3 filmes, ouvi musica, dormi de sonhar... 12 horas de voo tem muita coisa pra fazer.
Que delicia chegar no Brasil! Eh bom viajar, sair, mas voltar tambem eh... Ainda mais encontrar meus queridos amigos! E o Maneco tambem... Lagrimas! Nao teve jeito, essas coisas a gente nao controla.
Batemos um papo, contando um pouco das coisas, tomamos refri, agua... Ah passada na padoca pra tomar um suco de laranja. Tomeu uma jarra sozinha! Delicia, tava com desejo...
Ap... Ai ai ai! Meu gato, meu quarto, meu cafofo!!!
Obrigada tudo e todos! Mais uma missao cumprida....
NAMASTE! _/\_

28 de fevereiro


Last yoga class!!!
Acordei feliz e triste, ao mesmo tempo... Ha uns dias atras eu queria ir embora logo, agora da vontade de ficar mais. Vai entender! Aperto no peito...
Aula bem boa! Despedi de algumas pessoas, tirei fotos... Ate ia comer com a Dani, mas desisti por falta de tempo.
Chegando em casa as 11h o almoco ja estava pronto. Comi um pouco e subi pra terminar de arrumar as malas.
Puts a Lu que esta ruim hoje!
Fiquei deitada na cama pensando... desde ontem estou muito aerea.
Banho pra viajar. O taxi chegou pouco antes das 13h. Eu, Anat e Lu fomos no mesmo taxi para o aeroporto. Era pra ser 600 rupias, mas no meio do caminho mudou.. pra 1200 rupias!! Como assim o dobro??? Na chegada foi tudo igual: mesmo carro, 3 pessoas... Coisas da India. Como tinhamos "hora" aceitamos ne?!
Check-in... Excesso de bagagem! O permitido eh 25 kg por pessoa: eu estava com 40 kg e a Lu com 45kg. Eita... Nao entendi na verdade, porque, como eh voo antes do internacional nao eh cobrado excesso, mas nao deram muita bola e pagamos! Enfim...
Combinamos com o Honey de dar "tchau" no aeroporto mas ele nao apareceu...
Voo ok, no horario.
O combinado era do Ashok ou algum taxista nos pegar no aeroporto em Delhi e nos levar pra um hotel e para comer algo, pois tinhamos 8 horas ate sair nosso voo para Amsterdam. E cade??? Nao tinha ninguem!
Em Delhi tem 2 aeroportos: um pra voo domestico e o outro internacional. So eh permitido a entrada no aeroporto 3 horas antes do voo. E nao entra acompanhante. Bom senta e espera... e espera. E espera. Ah liguei para o Ashok, nao entendi muito o que ele disse, so entendi desculpas e que ele teve um grande problema.
Liguei para o Luis para pedir ajuda sobre a bagagem. Medo de ter que pagar mais excesso! A Natalie disse que o voo dela pela pra Franca pela British eh permitido 20 kg por pessoa! Aff... Comprei panela pra fazer chapati, feijao pra minha mae, geleias para os amigos e as encomendas...
Ah fiquei muito feliz em saber que o Louis e a Sandroca vao me buscar no aeroporto. Saudade deles!
Pegamos um taxi do aeroporto nacional para o internacional. Foi meio confuso, mas tudo certo.
Entramos no horario permitido, check in sem problemas... Vamos pra casa!
Algumas comprinhas finais e logo embarcamos. Voo saiu as 1h40. Cansada....

27 de fevereiro




Last day here...
Acordei com muito sono.
Aula boa; Chanchani falou bastante coisa hoje (como sempre na verdade), mas assuntos interessantes e importantes, bem filosoficos.
Depois da aula fui tomar cafe com a Dani no Chchaya e a Lu foi direto pra net.
Bom hoje eu atrasei; fiquei batento papo com a Dani, tomando um "cafezinho" tao bom... Sai de la 12h e marquei com o Honeu 12h no Barista. Enfim...
Honey ja estava la, todo arrumado! Sentamos pra tomar (outro) cafe. Honey bonitinho, ele realmente eh especial. Falou, com os olhos cheios de lagrima que esta triste pois vamos embora amanha. Disse tambem que se acostumou com a rotina de conversar sempre e que gosta de estar comigo. Quase morri, ne?
Eu e a Lu decidimos dar um presente pra ele: como ele gosta de futebol escolhemos uma camiseta do Real Madri! Ele ficou muito sem graca, nao queria pegar o presente, so o cartao!
Na loja da Adidas eu tive que enrolar ele pra Lu pagar e tal. Eu subi no andar de cima da loja e quando tava descendo... eu levei um mega tombo na escada! A menina da loja, coitada, ficou assustada! E o Honey tambem.. Sory, Sory... (Eh sory mesmo, nao sorry com dois rr).
Fim da tarde fomos pra casa de busao. Ah nao fomos na aula hoje. Tinha uma apresentacao de danca indiano que nos iamos, mas o cansaco nao permitiu... ficamos arrumando as malas.
Nao jantei, mas fiquei com o pessoal na sala. Joguei 2 partidas de carta com o Gil.
Momento especial: Pavh e Viral contou uma historia super bonita e tal... pra entregar uma corrente para cada um de nos escrito PAZ , em diversar linguas. Esse casal nao existe! Inesquecivel!
Ganhei um abraco gostoso do Gil... Especial!
Sui logo pro quarto... 22h!
Quando deitei senti um aperto... Como ja disse sao todos muito especiais. Passei o dia pensando muito... sobre tudo!!! Quero so ver amanha...firewall.

26 de fevereiro

Dificil levantar... ontem dormimos tarde.
Caramba de 8 pessoas da minha casa 6 estao ruins e com os mesmos sintomas! E alguns no curso tambem estao assim...
Muita torcao na aula. Bacana! Depois da aula fomos pro Chchaya (restaurante tibetano) comer e internet depois. Achamos uma realmente boa! No fim da viagem.. mas ta bom ne?!
Pegamos as encomendas no Chchaya subimos a ladeira... Encontramos o Chanchani no caminho ea gente com sacolas... Ele "critica" esse consumismo nas aulas.
Passada rapida em casa pra trocar de roupa e ir encontrar o pessoal do curso pra ir para o Purkul; fomos de busao.
Disseram que iam nos servir um cha... que cha que nada! Tinha um rango muito do bom num jardim maravilhoso, cheio de flores e muito verde na casa do Swami que eh responsavel por essa instituicao.
Deixa eu explicar... Eh um lugar chamado Purkul, nome de um bairro, onde se educa criancas carentes. Tem danca, ingles, hindi, yoga, musica... enfim, diversas atividades. Isso acontece atraves de doacoes tanto para a construcao do espaco fisico como alimento, materiais, etc. Eh um trabalho bonito e muito dificil de ser feito.
Eu me emocionei vendo as criancas cantando. Ate chorei... Bati papo com duas meninas que fiquei encantada por elas! Dei chocolate para cada uma e elas me abracaram tanto... Que delicia! Uma chama Prakriti e a outra Neha.
Comprei coisinhas de patchwork para ajudar. Alem das coisas serem bem feitas, eh tao dificil de fazer... Eu bem sei o trabalho que da!
Fomos embora de onibus, junto com alguns alunos com cerca de 13 anos. Eles estavam pintados, pois era sexta-feira e segunda eh feriado la: Holi, festival das cores. Foi divertido pois eles cantaram e conversarem com a gente. Cantaram Gayatri Mantra e depois Black Music... Aff.
Seguimos direto para o Chchaya encontrar o pessoal de casa pra comer pizza. Foi bom... gosto de comida indiana, mas toda refeicao cansa ne? Eu, Lu, Sanne e Natalie voltamos andando; foi bom porque tava com a barriga cheia! rs
Chazinho. banho quente e cama.