terça-feira, 9 de março de 2010

turista na india


Ser turista na India é muito chato... as vezes tinha vontade de me parecer indiana, pra passar despercebida no meio de tanta gente oferendo de tudo um pouco.
Bom os preços são mais caros, assim beeeem mais caros... ok, nos "temos" mais dindin que eles. Se fomos até lá é porque temos algum dinheiro pra gastar.
Na primeira vez que estive lá, não me lembro muito de ter passado por isso, talvez pelo fato de não ter tido guia.. andei bastante a pé, de ricksha, de ciclericksha.. enfim. Encontrei muitas lojinhas bacanas, bem mais baratas e interessantes. O preço então nem se compara...
O gostoso é andar como indiano, frequentar os lugares, comer as comidas (isso tem que tomar cuidado na verdade, eu bem sei!), enfim.. pra estar mais em contato com a cultura deles. Eu gosto disso!
Na primeira cidade por onde passei desta vez foi Varanasi, onde já tinha permanecido 10 dias da primeira vez, porém com guia o tempo todo. Sem perguntar ele nos levava em lojas... e mais lojas... e maissss lojas. Cansou, confesso! Até podia comprar algo, como uma camiseta que gostei para o meu irmão, mas desse jeito não! Passamos por lugares muito pobres, comoventes, onde me sensibilizei.. mas logo depois o guia nos levou para a loja... Na segunda cidade, que foi Jaipur, falamos para o motorista do táxi e para o guia que não queríamos compras. Tentamos deixar claro, mas acabamos em uma loja. Também gostei de um anel, mas desse jeito... Não!
Agra foi rápido, fomos para uma internet que era junto com uma loja e ai sim conseguimos ficar mais a vontade: comprei cartao postal, chá, temperos.. com tranquilidade e sem pressão.
Entendo que é o meio de sustento deles, que ganham comissão, mas eu não estou acostumada com isso e fiquei incomodada com a situação. Bom o Manoel nem falo nada.. ele odeia compras! Mas sabia lidar melhor que nós, mulheres.
Tudo lá é muito bonito, bem feito e chama a atenção. Por exemplo um cinto de yoga.. aqui custa em média 25 reias, lá paguei 5 reais! A consulta com a médica ayurveda custou 200 rupias (10 reais!) e aqui??? Uns 300 reias e ainda você enfrenta fila! Enfim...
Difícil ir pra lá e não ter vontade de comprar algo, seja pra você, sua casa, sua família e amigos. Eu então.. que gosto de presentear... como minha mãe. Dessa vez não comprei muita coisa pra mim... mais livros e props de yoga. Comprei geléia para os amigos, feijão pra minha mãe .. amendoin, chocolate!!! rs
O professor que fiz o curso criticou muito esse nosso "consumismo" e entendo ele. Se a pessoa compra por compulsão ou algum vazio que ela desconta em compras ok... Mas acho que a gente não né? rs
Eu e a Lu decidimos presentear o Honey, amigo indiano com uma camiseta do Real Madrid, da Adidas e tal... poxa bacana vai, já que ele adora futebol, torce pro Real de clube e Brasil de país. Entregamos a sacola com um cartão. Ele leu o cartão váaaaaarias vezes... e nem sequer abriu a sacola pra ver o presente. Nem quis saber o que era! Eu pentelhei ele pra mostrar e ele disse que pra ele aquilo não era importante. Expliquei que pra gente era, mesmo sabendo que pra ele não e que nós ficamos felizes em presenteá-lo com algo que ele "gosta". Diferenças... quem não gosta de ganhar presente? De saber que a pessoa lembrou de você? Ai eu gosto... Acho que preciso morar um tempo lá viu... rs
Diferenças existem... é tão interessante estar em contato com culturas diferentes e perceber a diferenças nos VALORES. Essa é a palavra!
Tenho um amigo que diz que precisamos curtir a vida... cada um curte de um jeito! Quantas vezes não recusei de sair com amigos, namorado pra ficar em casa sozinha??? Pra mim curtir foi ficar sozinha no meu apartamento. Talvez para outras pessoas seja sair com os "amigos" e tomar todas... Cada um com seus valores e ideais.
As pessoas precisam ter valores e vejo que isso falta muito nas pessoas. Cada vez mais as pessoas buscam poder, dinheiro, bens.. tudo material e nada de cuidar do espiritual. Meta do ano: trocar de carro. Será que realmente preciso? Meta do ano: meditar todo dia, fazer prática, ir na igreja. Valores...
Eu pretendo ir pra India mais vezes... Esse país me fascina! Certeza que já vivi ou passei por lá. Mas não quero ir como turista.. rs

Namaste _/\_

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas se identificam mais pelo que têm do que pelo que são. Temos muitas coisas, mas o que somos?

    ResponderExcluir
  3. Ai Bi, chega de Índia por enquanto!!! Vc quer me deixar louca de novo? Brincadeirinha! Mas fiquei preocupada c/ vc, fiquei mesmo.
    Realmente, só percebi q devemos preocuparmos c/ valores espirituais no final do ano passado, qdo tive aqueles problemas e me apeguei c/ Deus e comecei a estudar a Bíblia. Só qdo estamos em desespero é q procuramos ajuda c/ Deus e fazemos orações. Dessa vez Ele mora no meu coração e ñ se mudará. NUNCA VOU ESQUECÊ-LO. Mas as vezes é bom "trocar de carro", brincadeirinha. Mas lógico, vivemos num país capitalista e fomos criados assim. Na minha opinião, espiritual sim, mas ñ conseguimos viver s/ o material tb. Claro, sem excessos. Muuuuuuito difícil p/ mim este último, vc me conhece né?
    Um super beijão e pode sempre contar comigo, da sua amiga, Sandroca.

    ResponderExcluir
  4. Há muitos anos atrás eu e uma amiga estávamos num ponto de ônibus debaixo de uma puta chuva quase congelando de tanto esperar o "bus" e eu pensei comigo mesma "um dia eu vou ter um carro pra gente não passar mais por isso."
    Não vejo nenhum problema em desejar ter as coisas(casa, carro, celular, roupas), só não preciso viver em função delas.
    Afinal de contas a gente trabalha tanto pra quê?
    Pra viver com o mínimo de conforto e tempo livre pra desfrutar a vida: viajando, praticando, rezando, tomando um brecha no boteco...

    ResponderExcluir
  5. extamente.. o problemas nao esta em "ter" mas a relacao que temos com isso.. a busca da felicidade nao esta fora, mas dentro de cada um de nos.

    ResponderExcluir