sexta-feira, 18 de junho de 2010

Stress.


No meu curso de psicossomática dessa semana o tema desenvolvido foi sobre o STRESS. Alguém nunca ouviu falar (ou até mesmo disse) que estava estressado? Hoje em dia cada vez mais esse termo é utilizado, seja estresse físico e/ou mental.


Lá no curso vi que tem dois tipos de stresse: o eu/stress (equílibrio) e o dis/tress (separação, quebra).

O primeiro é um stress "natural", onde as tensões são desfeitas, em situações como antes de alguma prova, cirurgia, competição, mas que após realizada a ação o corpo retorna ao estado normal. Nesse caso a homeostasia acontece, equilibrando o corpo, sem deixar resquícios. Um exemplo é na antiguidade, onde o homem da caverna também passava pelo estado de stress. Ele tinha que sair à caça/fuga; seu corpo sofria diversas reações como dor na barriga, seus olhos saltavam, seus pêlos se erguiam, seu ritmo cardíaco aumentava... e terminada a caça/fuga ele voltava ao seu estado "normal".

E hoje em dia? O stress é criado no trabalho, no trânsito, nos relacionamentos, mas e a homeostasia? Muitas reações são criadas no nosso corpo, mas o problema é que as tensões se acumulam, não são dissolvidas como no caso anterior. Esse caso é o distress, onde as reações permanecem, trazendo assim dores, insônia, problemas no trato digestório, mau humor, entre muitas outras.

A maioria das as pessoas trabalham a maior parte do tempo sentadas ( provavelmente numa má postura) usando a "cabeça" para executar sua devida função. E o corpo permanece parado, muito tempo na mesma posição! E isso não é bom... Corpo foi feito pra se movimentar, não em excesso, é claro.
Hoje em dia é fundamental a prática de alguma atividade, seja ela puramente física ou psicofísica, para que o corpo entre em equilíbrio com a mente. Fugir das tensões, cobranças e rotina do dia-a-dia não é possível, certo? Por isso nós precisamos encontrar alguma atividade onde conseguimos relaxar, desfazer de todo o stress criado durante o dia.
Existem inúmeras atividades onde o corpo é estimulado, fazendo com que a mente também receba as informações, afinal de contas um está em sintonia com o outro.
Escolher alguma atividade onde movimente o corpo e que seja prazeroso é o ideal! Yoga, pilates, alongamento, corrida, ginástica, dança, natação, hidro, musculação, circo..... Tanta coisa pra fazer!!!
Não é justo exigir tanto do corpo e da mente e não fazer algo pra repor todo o desgaste, certo?
Corpo e mente agradecem, podem ter certeza!!!!
Beijo Beijo.

Namastê.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Olhar por fora.

Ontem ouvi algo de uma aluna que poderia muito bem alimentar meu ego. Mas não... Ela disse que ela queria ser como eu! Pela facilidade de executar alguns ásanas. Doida né? rs E só eu sei a facilidade....
Lembro que, no início do meu trabalho com Yoga (profissional) eu pensava: "Ai queria tanto sair numa revista de Yoga...". Até saí mas e daí????? O que isso representa??? NADA.
Olhar o ásana por fora é muito estético e foge totalmente da proposta do Yoga, que se pratica de dentro pra fora, onde seu corpo e MENTE estão juntos no ásana. Como o Osnir diz: "Ásana é postura interna". Olhando por fora é possível ver se a mente está presente?
Qualquer ginasta, capoeirista ou circense terá facilidade em fazer as posturas.. Mas será que ele estará conectado? Ou sua mente está em outro lugar, sem consciência da respiração, apenas fazendo com o seu corpo físico??? Pois eh...
Deus nos fez como deveríamos ser, com nossas facilidades e, principalmente dificuldades. É possível encontrar o equílíbrio sem o autoconhecimento???
Ásanas é apenas uma das oito partes do caminho do Yoga!
As posturas psicofísicas devem ser feitas com devoção e muita dedicação. Não é fácil! Dói, incomoda... Deixe o racional de lado, junto com o controle e a cobrança. Observe sim suas facilidades e tente aceitar as dificuldades, buscando melhorar a cada prática. A dor e o sofrimento fazem parte... Olhe para ele e encare o de frente! Busque a força interna que só você pode ter acesso.... E muita prática!

Namastê!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prece

Bom quem me conhece sabe que adooooro mensagens!
Então... lá vai mais uma!
Beijocas.

"QUE A MINHA PRECE SEJA, NÃO PARA SER PROTEGIDO DOS PERIGOS, MAS PARA NÃO TER MEDO DE ENFRENTÁ-LOS.

QUE A MINHA PRECE SEJA, NÃO PARA ACALMAR A DOR, MAS PARA QUE O CORAÇÃO A CONQUISTE.

PERMITA QUE NA BATALHA DA VIDA NÃO PROCURE ALIADOS, MAS AS MINHAS PRÓPRIAS FORÇAS.

PERMITA QUE NÃO IMPLORE NO MEU MEDO ANSIOSO POR SER SALVO, MAS QUE AGUARDE A PACIÊNCIA PARA CONQUISTAR A MINHA LIBERDADE".

Rabindranath Tagore
(poeta indiano}

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mensagem




" Grande parte das civilizações primitivas costumava enterrar seus mortos na posição fetal. "Ele está nascendo para uma outra vida, de modo que vamos colocá-lo na mesma posição que estava quando veio para este mundo", comentavam.

Para estas civilizações - em constante contato com o milagre da transformação -, a morte era apenas uma passo no longo caminho do universo.

Aos poucos, o mundo foi perdendo a suave visão da morte. Mas não importa o que pensamos, o que fazemos, ou em que acreditamos: vamos todos morrer um dia.

É melhor fazer como os velhos índios iaqui: usar a morte como conselheira. Perguntar sempre: "Já que vou morrer, o que devo fazer agora?"

domingo, 2 de maio de 2010

ViVa a ViDa





Final de semana tive a visita importante da minha mãe. Costumo chamá-la de mãe preferida, coró ou mamis... Forma estranha, ao mesmo tempo carinhosa!

Quando minha mãe vem pra sampa ela gosta de ir ao cinema e ao teatro; então resolvi levá- la para ver um dos filmes mais lindos que já vi: Hanami-cerejeiras em flor.
Eu já tinha assistido ano passado, em dezembro, mas achei que merecia ir de novo com ela.. Esse filme merece!

Lindo, lindo, lindo! Minha mãe achou triste; eu já achei bonito e, principalmente realista.

Eu chorei de novo... as lágrimas não paravam de sair. E quando acabou o filme muitos ficaram anestesiados na poltrona sem conseguir se mover... Fora a música!

Quem não viu por favor veja!!! Claro que no cinema é muito melhor, mas o filme está saindo de cartaz.
Li uma postagem do meu amigo Sidnei que tem tudo a ver com o filme. Posso colar??? Lá vai...


...'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.



Quando se vê, já são seis horas!



Quando se vê, já é sexta-feira...



Quando se vê, já terminou o ano...



Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.



Quando se vê, já passaram-se 50 anos!



Agora é tarde demais para ser reprovado.



Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.



Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.



Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo,
pois a única falta que terá,
será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'




Mário Quintana
Não precisa falar mais nada não é?
Beijo grande!


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tirando os sapatos

Ontem eu ia "tomar café" com uma aluna/amiga, mas ela teve um problema de saúde e precisou desmarcar. Ai pensei... o que vou fazer depois da minha aula?? Estava "disposta", a fim de fazer algo! Ahh cinema né? rs Fui até o Reserva tentar chegar à tempo do filme "Tudo pode dar certo", do Woody Allen, mas não consegui.. Daí fui para a livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

Bom percebi uma muvuquinha no lugar, como repórteres, fãs.. estreia de um livro não sei de quem... só sei que era modelo, bonitona e tal. Segui em busca de algum livro; já tinha em mente algum da Thrity Umrigar (que gosto muito), mas acabei fuçando outras coisas... básico, na área de religião, auto-ajuda.

Vi alguns livros diferentes, de yoga, mas me interessei por um novo do Nilton Bonder, o mesmo autor da "A alma imoral". Vi a peça e partes do livro na própria livraria meses atrás.. Adoreiii! Até tenho um frase dele no meu orkut.

Dois livros na mão.. Bia decide a vida!!! Já está lendo outros dois!!! Ok.. só um! rs Escolhi pelo livro do Nilton, chamado "Tirando os sapatos".

O autor foi convidado a participar, com representantes de outros países e religiões, de uma pelegrinaçao no Oriente Médio, organizada pelo Departamento da Universidade de Harvard. O intuito dessa viagem foi percorrer o caminho de Abraão, com uma visão do judaísmo, cristianismo e islamismo.

Li algumas páginas e já estou encantada! Pelo jeito vai ser uma leitura rápida, com uma troca muito boa. Quero escrever algo do livro, que achei muito interessante:



"Quando, no deserto, Moisés viu a sarça ardente que não se consumia, ele se aproximou e ouviu:

"Tira os sapatos de teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa".

Milênios depois, explicava o Rabino de Apta em sua obra Oeiv Israel:

O que é retirar o sapato? O sapato representa o que está amoldado a nosso pé, é a forma que acompanha nosso feitio, nossos calos.

Deus diz ao ser humano como disse à Moisés:

- Descalça teus sapatos, retira de ti o habitual que te envolve e reconhecerás que o lugar onde estás nesse momento é sagrado. Porque não há lugar ou momento que não seja sagrado".

O autor explica a relação ambígua entre o calçado e o caminhante, entre o fundamento e a essência ou entre a sola e o solo.
Tudo vem em forma de representação: o sapato, nesse caso, representa a proteção indispensável entre o ser e o seu meio. O calçado nos protege da sola, mas para que cada passo seja confortável ao pé e para que ele não se despegue é preciso que o corpo do sapato vá se ajustando à nossa forma.
O solo representa o pavimento da vida e ele não se ajusta à nossa pisada. Muitas vezes, é preciso tirar o sapato e tocar o chão com a planta do pé. Entramos em contato com uma superfície irregular e desconfortável que pode até nos ferir. Mas esta será uma experiência de libertação e expansão. SENTIR O CHÃO É REENCONTRAR A VIDA.
Precisamos de sapato para caminhar, mas é do solo que vem a base e o alicerce.
Essa é a ideia principal do livro. Achei muito interessante e recomendo essa leitura.
Sou daquelas que gosta de "mensagem". Tenho uma amigo que conversa comigo sobre teatro e filmes e, quando ele indica algo, sempre pergunto: "Tem alguma mensagem"? Ele, sendo muito racional, fica p da vida comigo... rs.

Bom final de semana!!!

Namaste _/\_

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Relação corpomente


Estou lendo um livro muito interessante, indicado por uma aluna que é professora de Psicologia da PUC. O nome do livro é CORPOMENTE.

A prática de Yoga tem como objetivo unir corpo e mente, buscar essa conexão que parece ser fácil, mas quem pratica sabe que não é.. Se a mente não estiver presente facilmente perdemos o equilíbrio na postura.
Quem nunca usou o termo: "Estava lá de corpo-presente..."??? Pois é, estar com o corpo e mente conectados é uma prática difícil, já que gastamos muita energia com o passado e/ou com o futuro.
Estou no início do livro; li uma parte que achei muito interessante e quero dividir com vocês. O escritor fala sobre como as emoções e experiências influem na formação e estrutura dos nossos músculos e tecidos.
Já perceberam alguma diferença entre sua perna direita e esquerda? Ou seu braço direito é igual ao esquerdo? Observem.. a diferença é nítida e, podem ter certeza que essas assimetrias falam muito de você. Faz parte do autoconhecimento, da conexão observar o seu corpo e, principalmente, estar com a mente conectada.
Segue abaixo um trecho do livro:

"Não sou suave, pois nem sempre minha vida foi suave. Não sou perfeitamente equilibrado, pois meus sentimentos nem sempre são equilibrados. Não sou simétrico, pois meus atos não são simétricos. Minha força muscular não está distribuída com igualdade no meu corpo, da mesma forma que meus interesses não estão proporcionalmente repartidos em minha vida. De certo modo, meu corpo é como o corpo da terra, a qual, com suas montanhas, vales, leitos de rios e topografia desigual conta a estória da sua história e criação com a mesma veracidade com a qual meu corpo expressa as tentativas e as mudanças criativas que experementei realizar ao longo de minha vida. Todo aspecto do meu corpo reflete um aspecto distinto do meu self, o qual, atingindo em carne, defronta com as paixões e com os desafios nos quais estou continuamente envolvido".


Não é interessante? Tem sentido! E como tem...

As pessoas nascem com um determinado corpo e podem ter certeza que todos nós temos limitações físicas. Faz parte do processo essas limitações, as dificuldades e os medos. Isso é que nos faz evoluir, aprender com cada prática e postura. Como diz o conhecido provérbio: "Nem tudo o que a gente pode a gente quer; e nem tudo o que a gente quer a gente pode". Isso acontece numa prática e na vida!

Não façam ásana apenas com o corpo físico, como ginástica. Observem os lados, as diferenças, as dificuldades; percebem sempre como o corpo e a mente reagem com cada postura.

Façam o seu melhor, tenha disciplina, mas sem cobranças.. "Eu tenho que fazer a postura". Não "tem que" nada!!! Se fizer ok, se não conseguir ok também... Desde que estejam conectados, no PRESENTE é o que importa!
Pratiquem Yoga 24 horas por dia, 7 vezes na semana, 365 dias do ano...


Boa semana!!!

Namastê _/\_

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Relíquias... Reencontro.


Domingo, dia 11 de abril de 2010, última dia da exposição das relíquias de buda.

Dia frio, aqueles úmidos que a gente precisa coragem pra sair de casa... Mas valeu à pena quando o motivo é ver uma exposição que percorre todo o mundo sobre as relíquias de buda e rever alguns amigos que há muito tempo não via.

Acordei cedo para um domingo (gelado): 7h11. Pois eh...

Café na padoca antes de seguir à caminho da Liberdade.

Como foi bom reencontrar pessoas que praticamente vi crescer e cresci junto, claro... e não mudaram! São pessoas especiais, praticamente adultos e muito bem educados!!! Fiquei tão feliz...

Nossa a fila estava gigantesca!!! Como já estava com meus amigos decidimos ir almoçar antes. Com a pança cheia fica mais fácil esperar, não é mesmo??

Eu era quem sabia "mais" sobre o assunto.. Eles me acompanharam, mas acredito que gostaram, pois é uma exposição muito interessante!

Gente não tenho uma religião definida. Sou aberta pra conhecer religiões, culturas diferentes.. gosto bastante disso, por sinal. Senti uma energia tão boa!!!! Nossa... Que bom que eu fui!

Conversei com algumas pessoas que foram e elas me disseram a mesma coisa!

Bom, vou falar um pouco sobre a turnê, já que antes não pude comentar sobre o assunto por falta de conhecimento.


Exposição das Relíquias do Santuário do Coração do Projeto Maitreia.

Uma coleção com mais de 1000 relíquias sagradas sobre Buda e de outros mestres budistas sendo exposta por todo o mundo. Essa relíquias serão guardadas de forma definitiva em um relicário no coração da magnífica estátua do Buda Maitreia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia.

Quando os corpos dos mestres espirituais são cremados surgem belos cristais parecidos com pérolas entre suas cinzas. Os tibetanos os denominam ringsel. Estes ringsel são especiais por guardarem a essência das qualidades do mestre espiritual. Sua pureza interna aparece na forma das relíquias. Os verdadeiros mestres espirituais não falam, de modo geral, sobre suas realizações. As relíquias são evidências físicas do que o mestre alcançou qualidade de compaixão e sabedoria antes da morte.

As Relíquias proporcionam uma oportunidade única de conexão espiritual com seres iluminados. Estes mestres escolheram, deliberadamente, deixar estas Relíquias de forma que nós possamos gerar as causas de nossa própria felicidade.

Inúmeras pessoas vêm se conectando diretamente à poderosa energia de amor que emanam das Relíquias. Budistas e não-budistas relatam que se sentem inspirados, curados e em paz, simplesmente por estarem na presença das Relíquias. Cada visitante acessa o aspecto divino em si mesmo.

A maior parte das Relíquias são de Buda Sakiamuni, o Buda histórico que nasceu em 563 A.C. Também há relíquias de discípulos do Buda, fundadores de linhagem de diferentes tradições, bem como mestres contemporâneos.


Projeto Maitreia

O Projeto Maitreia está construindo uma estátua de 152 metros de altura do Buda Maitreia em Kushinagar, na Índia. A estátua será um símbolo da bondade amorosa para o mundo, e colocará a bondade amorosa em efeito prático direto, através da construção de escolas, hospitais e clínicas; e indireto, pelo crescimento da economia que beneficiará a população local.



terça-feira, 6 de abril de 2010

Turnê das Relíquias Sagradas do Santuário do Coração


Pessoal recebi essa indicaçao da Marcia, amiga que conheci no mundo do yoga. Não fui, mas pelo que li a respeito parece ser interessante.

Essa turnê mostra relíquias de buda, de diferentes linhas, já que tem o budismo japonês, tibetano, chinês... acredito que vale à pena uma visita, ainda mais que será apenas esse final de semana.

O link está logo abaixo...

Beijo.

Namastê sempre!

http://www.maitreyaproject.org/pt/relic/index.html

segunda-feira, 5 de abril de 2010

urban manners 2







Urban Manners 2 é o nome da exposição que INFELIZMENTE já encerrou. Estava no Sesc Pompéia desde janeiro e se referia à arte contemporânea da Índia.

Bom as vezes amo, as vezes odeio a Lu.. rs Ela que arrumou esse programa que adorei participar! Enfim, fomos participar de um programa da TV Cultura chamado Login e nossa função foi comentar sobre a exposição, já que somos professoras de Yoga e conhecemos a Índia.

Eu não entendo nada sobre arte. Fiquei preocupada no início, mas ok.. ninguém precisa entender não é mesmo? Entendo que arte nos transmite algo, nem sempre absorvemos a mensagem que o artista quis passar, pois cada um absorve de uma maneira.

Eu me diverti com os pessoal do programa e principalmente com a exposição. Fotos, esculturas, pinturas, arte visual... enfim, de tudo um pouco para falar sobre a modernização na Índia, em contrapartida da forte cultura e tradições desse país.

Eu visitei a Índia duas vezes: primeira vez em 2008, onde fiquei 45 dias e a segunda agora, em 2010, permanecendo 30 dias. Nesse período já vi mudanças... Boas, claro, mas por outro lado preocupantes.

Admiro a Índia por vários motivos... Acredito que já vivi ou passei por lá antes, talvez por isso tenho essa afinidade. Pelo Yoga também, sem dúvida nenhuma. Meu professor disse que a Índia tem uma energia muito forte, que lá somos quem realmente somos. Dizem que lá é o país mais antigo, onde se concentra todas a religiões. Essa mistura e diferença de cultura é muito interessante... Abstração e surreal são palavras bem utilizadas nesse lugar! Quem já foi sabe o que estou falando.

O Urban Manners mostra as mudanças que vem acontecendo com a Índia, a ocidentalização, modernidade, capitalismo e na minha visão, o materialismo. Acho importante essa "evolução", já que hoje o acesso às informações estão cada vez mais próximos. A distância encurtou!

Algumas fotos foram expostas retratando esses dois lados, como a foto de um cômodo com móveis super modermos de aço, estilo retrô com a presença de duas mulheres, na postura de cócoras, vestidas com sári e com olhar submisso de uma dalit.. Parecia ser empregada, com pano e espanador nas mãos. Trem super lotado, trânsito nas ruas, um gostoso chai sendo consumido na rua na xícara e pires, taj mahal...

A obra que mais gostei foi a estátua de Gandhi, sentado no chão com as pernas cruzadas todo pixado.. atrás dele diversas propagandas bem coloridas oferecendo serviços e produtos como sexologista, mecânico, inseticida, venda de cadeiras... Adorei! Retratou muito bem como está a Índia atualmente.

Gandhi tem um papel tão importante na humanidade.. Pra Índia então nem se fala! A não-violência foi uma das mensagens que ele deixou para conquistar a indepêndencia do país. Entre outros valores, claro!

A minha preocupação é com essa perda ... O capitalismo, que gera o consumismo, faz com que os valores sejam invertidos, fazendo com que as pessoas colocam o foco na busca pelo "TER" e não pelo "SER".

Esse final de semana estava em mais uma conversa filosófica com a minha mãe. Uma das frases que falei pra ela foi a seguinte: "Será que Deus quer saber que carro você tem? Tem alguma diferença pra Ele saber sabe se você tem um Audi ou um Fusca? Acho que não..."
Umas das coisas que vejo na Índia e me admiro é a devoção daquele povo.. É claro que sendo um país tão pobre precisamos no apegar a espiritualidade, mas é diferente.. Fazem de corpo e alma, não apenas de corpo-presente. Essa é minha visão, ok?

Agradecem pela comida, nos carros sempre tem um Deus no painel, cantam mantram antes de uma prática, depois da prática.. até mesmo o gesto "namaste" tem um significado tão profundo, tão bonito..

Precisamos presentear alguém pra ela saber que é importante? Ou para saber que gostamos dela? Qual o significado da matéria pra nós?

Importante termos algumas coisas básicas para uma vida, vamos dizer "digna", mas a relação que temos com essa matéria é importante termos consciência. Essa apego no "ter".. Que nunca tem fim! Sempre vai existir um carro melhor, maior, uma casa assim, assada... Precisamos fazer algo pra nós mesmos, e não para mostrar ou provar para os outros. A felicidade não se compra, se conquista! Não se compra saúde ou a cura de uma doença na esquina. Tudo está em nós mesmos, bem perto. E a gente acha que está longe, que precisamos de "muito", passar por cima dos outros, fazer maldade.. Puro alimento para o Ego!

Outro dia estava com um amigo. Ele me contou que tinha trocado de carro e que o carro tinha isso e aquilo... Sabe essas coisas de conquista? Coitado... Ai eu disse: "Homem é ligado nessas coisas ne?" Vou falar o quê pra esse ser?? rs

Fico feliz com a modernidade da Índia, faz parte, é necessário: viadutos estão sendo construídos pra melhorar o trânsito, papel higiênico nos mercadinhos!!! rs Ao mesmo tempo não quero perceber que os indianos estão querendo comprar compulsivamente, preocupando em ter bens materiais... Acontece, isso é fato, mas espero que certa tradição, devoção e espiritualidade seja mantida... Equilíbrio. Será???

sexta-feira, 19 de março de 2010

Namaste


O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.

O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você.

O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você.

A minha essência saúda a sua essência.

Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza. Deus está em tudo, em cada um de nós.

Finalizamos toda prática de Yoga com " NAMASTÊ". Falem alto, falem de coração e além disso, pensem no significado dessa palavra.

Se Deus habita em mim, habita também no próximo! Saiba olhar as qualidades das pessoas e não se apegue aos defeitos.

Ser ser humano é ter qualidades, defeitos.. é acertar, mas também errar.

Faz parte do nosso processo de aprendizado e evolução. Ouça mais, fale menos... Estenda a mão, dê um abraço, respire fundo antes de responder, não leve para o lado pessoal.. Saiba compreender o próximo, sem cobranças, sem expectativas, sem esperar nada.. Dê o melhor de si, faça o seu melhor!


NAMASTÊ!!! _/\_

terça-feira, 9 de março de 2010

turista na india


Ser turista na India é muito chato... as vezes tinha vontade de me parecer indiana, pra passar despercebida no meio de tanta gente oferendo de tudo um pouco.
Bom os preços são mais caros, assim beeeem mais caros... ok, nos "temos" mais dindin que eles. Se fomos até lá é porque temos algum dinheiro pra gastar.
Na primeira vez que estive lá, não me lembro muito de ter passado por isso, talvez pelo fato de não ter tido guia.. andei bastante a pé, de ricksha, de ciclericksha.. enfim. Encontrei muitas lojinhas bacanas, bem mais baratas e interessantes. O preço então nem se compara...
O gostoso é andar como indiano, frequentar os lugares, comer as comidas (isso tem que tomar cuidado na verdade, eu bem sei!), enfim.. pra estar mais em contato com a cultura deles. Eu gosto disso!
Na primeira cidade por onde passei desta vez foi Varanasi, onde já tinha permanecido 10 dias da primeira vez, porém com guia o tempo todo. Sem perguntar ele nos levava em lojas... e mais lojas... e maissss lojas. Cansou, confesso! Até podia comprar algo, como uma camiseta que gostei para o meu irmão, mas desse jeito não! Passamos por lugares muito pobres, comoventes, onde me sensibilizei.. mas logo depois o guia nos levou para a loja... Na segunda cidade, que foi Jaipur, falamos para o motorista do táxi e para o guia que não queríamos compras. Tentamos deixar claro, mas acabamos em uma loja. Também gostei de um anel, mas desse jeito... Não!
Agra foi rápido, fomos para uma internet que era junto com uma loja e ai sim conseguimos ficar mais a vontade: comprei cartao postal, chá, temperos.. com tranquilidade e sem pressão.
Entendo que é o meio de sustento deles, que ganham comissão, mas eu não estou acostumada com isso e fiquei incomodada com a situação. Bom o Manoel nem falo nada.. ele odeia compras! Mas sabia lidar melhor que nós, mulheres.
Tudo lá é muito bonito, bem feito e chama a atenção. Por exemplo um cinto de yoga.. aqui custa em média 25 reias, lá paguei 5 reais! A consulta com a médica ayurveda custou 200 rupias (10 reais!) e aqui??? Uns 300 reias e ainda você enfrenta fila! Enfim...
Difícil ir pra lá e não ter vontade de comprar algo, seja pra você, sua casa, sua família e amigos. Eu então.. que gosto de presentear... como minha mãe. Dessa vez não comprei muita coisa pra mim... mais livros e props de yoga. Comprei geléia para os amigos, feijão pra minha mãe .. amendoin, chocolate!!! rs
O professor que fiz o curso criticou muito esse nosso "consumismo" e entendo ele. Se a pessoa compra por compulsão ou algum vazio que ela desconta em compras ok... Mas acho que a gente não né? rs
Eu e a Lu decidimos presentear o Honey, amigo indiano com uma camiseta do Real Madrid, da Adidas e tal... poxa bacana vai, já que ele adora futebol, torce pro Real de clube e Brasil de país. Entregamos a sacola com um cartão. Ele leu o cartão váaaaaarias vezes... e nem sequer abriu a sacola pra ver o presente. Nem quis saber o que era! Eu pentelhei ele pra mostrar e ele disse que pra ele aquilo não era importante. Expliquei que pra gente era, mesmo sabendo que pra ele não e que nós ficamos felizes em presenteá-lo com algo que ele "gosta". Diferenças... quem não gosta de ganhar presente? De saber que a pessoa lembrou de você? Ai eu gosto... Acho que preciso morar um tempo lá viu... rs
Diferenças existem... é tão interessante estar em contato com culturas diferentes e perceber a diferenças nos VALORES. Essa é a palavra!
Tenho um amigo que diz que precisamos curtir a vida... cada um curte de um jeito! Quantas vezes não recusei de sair com amigos, namorado pra ficar em casa sozinha??? Pra mim curtir foi ficar sozinha no meu apartamento. Talvez para outras pessoas seja sair com os "amigos" e tomar todas... Cada um com seus valores e ideais.
As pessoas precisam ter valores e vejo que isso falta muito nas pessoas. Cada vez mais as pessoas buscam poder, dinheiro, bens.. tudo material e nada de cuidar do espiritual. Meta do ano: trocar de carro. Será que realmente preciso? Meta do ano: meditar todo dia, fazer prática, ir na igreja. Valores...
Eu pretendo ir pra India mais vezes... Esse país me fascina! Certeza que já vivi ou passei por lá. Mas não quero ir como turista.. rs

Namaste _/\_

segunda-feira, 1 de março de 2010

AGRADECIMENTO

Gente quero agradecer o carinho, a atencao e por acompanharem minha viagem, seja pelo blog, por email, telefone ou mesmo em pensamento.
Obrigada! Que eu possa compartilhar o que vivi e aprendi nessa jornada.
Beijo Beijo

1 de marco


Depois de comer logo dormi. Conversei bastante ate com um indiano que sentou a meu lado e depois capotei. Voo tranquilo, chegamos 5h30 mais ou menos em Amsterdam. 8h45 de voo.
Espera de 5 horas para pegar o voo para o Brasil. O aeroporto em Amsterdam eh bem grande, bacana. Tomei um cafe com leite ( matei a vontade, tava 1 mes sem tomar) e um muffin de chocolate. Banheiro... odeio! Eh muito alto pra mim! Fico na ponta do pe... =S
Que gostoso encontrar brasileiros! Ouvir portugues... Casa!
Voo no horario... Comidinha boa, vi 3 filmes, ouvi musica, dormi de sonhar... 12 horas de voo tem muita coisa pra fazer.
Que delicia chegar no Brasil! Eh bom viajar, sair, mas voltar tambem eh... Ainda mais encontrar meus queridos amigos! E o Maneco tambem... Lagrimas! Nao teve jeito, essas coisas a gente nao controla.
Batemos um papo, contando um pouco das coisas, tomamos refri, agua... Ah passada na padoca pra tomar um suco de laranja. Tomeu uma jarra sozinha! Delicia, tava com desejo...
Ap... Ai ai ai! Meu gato, meu quarto, meu cafofo!!!
Obrigada tudo e todos! Mais uma missao cumprida....
NAMASTE! _/\_

28 de fevereiro


Last yoga class!!!
Acordei feliz e triste, ao mesmo tempo... Ha uns dias atras eu queria ir embora logo, agora da vontade de ficar mais. Vai entender! Aperto no peito...
Aula bem boa! Despedi de algumas pessoas, tirei fotos... Ate ia comer com a Dani, mas desisti por falta de tempo.
Chegando em casa as 11h o almoco ja estava pronto. Comi um pouco e subi pra terminar de arrumar as malas.
Puts a Lu que esta ruim hoje!
Fiquei deitada na cama pensando... desde ontem estou muito aerea.
Banho pra viajar. O taxi chegou pouco antes das 13h. Eu, Anat e Lu fomos no mesmo taxi para o aeroporto. Era pra ser 600 rupias, mas no meio do caminho mudou.. pra 1200 rupias!! Como assim o dobro??? Na chegada foi tudo igual: mesmo carro, 3 pessoas... Coisas da India. Como tinhamos "hora" aceitamos ne?!
Check-in... Excesso de bagagem! O permitido eh 25 kg por pessoa: eu estava com 40 kg e a Lu com 45kg. Eita... Nao entendi na verdade, porque, como eh voo antes do internacional nao eh cobrado excesso, mas nao deram muita bola e pagamos! Enfim...
Combinamos com o Honey de dar "tchau" no aeroporto mas ele nao apareceu...
Voo ok, no horario.
O combinado era do Ashok ou algum taxista nos pegar no aeroporto em Delhi e nos levar pra um hotel e para comer algo, pois tinhamos 8 horas ate sair nosso voo para Amsterdam. E cade??? Nao tinha ninguem!
Em Delhi tem 2 aeroportos: um pra voo domestico e o outro internacional. So eh permitido a entrada no aeroporto 3 horas antes do voo. E nao entra acompanhante. Bom senta e espera... e espera. E espera. Ah liguei para o Ashok, nao entendi muito o que ele disse, so entendi desculpas e que ele teve um grande problema.
Liguei para o Luis para pedir ajuda sobre a bagagem. Medo de ter que pagar mais excesso! A Natalie disse que o voo dela pela pra Franca pela British eh permitido 20 kg por pessoa! Aff... Comprei panela pra fazer chapati, feijao pra minha mae, geleias para os amigos e as encomendas...
Ah fiquei muito feliz em saber que o Louis e a Sandroca vao me buscar no aeroporto. Saudade deles!
Pegamos um taxi do aeroporto nacional para o internacional. Foi meio confuso, mas tudo certo.
Entramos no horario permitido, check in sem problemas... Vamos pra casa!
Algumas comprinhas finais e logo embarcamos. Voo saiu as 1h40. Cansada....

27 de fevereiro




Last day here...
Acordei com muito sono.
Aula boa; Chanchani falou bastante coisa hoje (como sempre na verdade), mas assuntos interessantes e importantes, bem filosoficos.
Depois da aula fui tomar cafe com a Dani no Chchaya e a Lu foi direto pra net.
Bom hoje eu atrasei; fiquei batento papo com a Dani, tomando um "cafezinho" tao bom... Sai de la 12h e marquei com o Honeu 12h no Barista. Enfim...
Honey ja estava la, todo arrumado! Sentamos pra tomar (outro) cafe. Honey bonitinho, ele realmente eh especial. Falou, com os olhos cheios de lagrima que esta triste pois vamos embora amanha. Disse tambem que se acostumou com a rotina de conversar sempre e que gosta de estar comigo. Quase morri, ne?
Eu e a Lu decidimos dar um presente pra ele: como ele gosta de futebol escolhemos uma camiseta do Real Madri! Ele ficou muito sem graca, nao queria pegar o presente, so o cartao!
Na loja da Adidas eu tive que enrolar ele pra Lu pagar e tal. Eu subi no andar de cima da loja e quando tava descendo... eu levei um mega tombo na escada! A menina da loja, coitada, ficou assustada! E o Honey tambem.. Sory, Sory... (Eh sory mesmo, nao sorry com dois rr).
Fim da tarde fomos pra casa de busao. Ah nao fomos na aula hoje. Tinha uma apresentacao de danca indiano que nos iamos, mas o cansaco nao permitiu... ficamos arrumando as malas.
Nao jantei, mas fiquei com o pessoal na sala. Joguei 2 partidas de carta com o Gil.
Momento especial: Pavh e Viral contou uma historia super bonita e tal... pra entregar uma corrente para cada um de nos escrito PAZ , em diversar linguas. Esse casal nao existe! Inesquecivel!
Ganhei um abraco gostoso do Gil... Especial!
Sui logo pro quarto... 22h!
Quando deitei senti um aperto... Como ja disse sao todos muito especiais. Passei o dia pensando muito... sobre tudo!!! Quero so ver amanha...firewall.

26 de fevereiro

Dificil levantar... ontem dormimos tarde.
Caramba de 8 pessoas da minha casa 6 estao ruins e com os mesmos sintomas! E alguns no curso tambem estao assim...
Muita torcao na aula. Bacana! Depois da aula fomos pro Chchaya (restaurante tibetano) comer e internet depois. Achamos uma realmente boa! No fim da viagem.. mas ta bom ne?!
Pegamos as encomendas no Chchaya subimos a ladeira... Encontramos o Chanchani no caminho ea gente com sacolas... Ele "critica" esse consumismo nas aulas.
Passada rapida em casa pra trocar de roupa e ir encontrar o pessoal do curso pra ir para o Purkul; fomos de busao.
Disseram que iam nos servir um cha... que cha que nada! Tinha um rango muito do bom num jardim maravilhoso, cheio de flores e muito verde na casa do Swami que eh responsavel por essa instituicao.
Deixa eu explicar... Eh um lugar chamado Purkul, nome de um bairro, onde se educa criancas carentes. Tem danca, ingles, hindi, yoga, musica... enfim, diversas atividades. Isso acontece atraves de doacoes tanto para a construcao do espaco fisico como alimento, materiais, etc. Eh um trabalho bonito e muito dificil de ser feito.
Eu me emocionei vendo as criancas cantando. Ate chorei... Bati papo com duas meninas que fiquei encantada por elas! Dei chocolate para cada uma e elas me abracaram tanto... Que delicia! Uma chama Prakriti e a outra Neha.
Comprei coisinhas de patchwork para ajudar. Alem das coisas serem bem feitas, eh tao dificil de fazer... Eu bem sei o trabalho que da!
Fomos embora de onibus, junto com alguns alunos com cerca de 13 anos. Eles estavam pintados, pois era sexta-feira e segunda eh feriado la: Holi, festival das cores. Foi divertido pois eles cantaram e conversarem com a gente. Cantaram Gayatri Mantra e depois Black Music... Aff.
Seguimos direto para o Chchaya encontrar o pessoal de casa pra comer pizza. Foi bom... gosto de comida indiana, mas toda refeicao cansa ne? Eu, Lu, Sanne e Natalie voltamos andando; foi bom porque tava com a barriga cheia! rs
Chazinho. banho quente e cama.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amigos de casa em Dehradun

Pessoas iluminadas, muito queridas. Nao foi a toa que ficamos todos na mesma casa... Tks for all!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

I DOUBLE DARE YOU


"The edges of things are always deceptive because we are taught to believe in endings and beginnings but the true is: The are no borders and all boundaries are lines drawn in the imagination (like the equator) people like to put things in their places (we believe in belonging somewhere) this is the trouble with poetry (it does not understand belonging) and it will not be put in place - with crayouns on paper maybe - but who can live life strictly inside-the-lines? The color of countries that cannot be contained in cliche where the red of your heart spills into the red of the rose spills the red of the sunset spills into mehendi on the hands of a bride and who can explain these things? But what I want to know is simple: who settled the sky on top the moutain and who drew the restless margins of the sea? Everything flows into everything else like a picture drawn without once lifting pencil from paper: this world - now tell me the story of your life (whoever you are) go on I Double Dare You! Tell me the story onf your life - without once touching - mine".

Pavithra Mehta

25 de fevereiro


6h50!
Aula! Bom... to contando os dias pra voltar pro Brasil, confesso.
Dormi mais ou menos. Fiquei preocupada com o Honey e quero ajuda-lo; preciso conversar com ele.
As aulas nao estao mais evoluindo e isto esta me deixando desanimada. Mesmas posturas todo dia! Enfim..
Sinto falta da minha cama, do cheiro do meu travesseiro, do meu gato, da minha familia, dos meus amigos... suco da padoca! Saudade eh saudade, dificil de explicar.
Depois da aula fui pra casa.
Nao quis comer comida, comi frutas no quarto e logo dormi.
Acordei e fui pra Dehradun tirar dindin (mais, tirei pouco) tava so com 25 rupias! A intencao era ir pra aula local as 17h, mas perdi a hora. Nao fui pro Talk mas a Lu disse que nao perdi nada.
Arrumei mais ou menos AS MALAS. Pois eh.. era uma so, mas agora sao duas. Encomendas, lembrancas... presentes, LIVROS!!!
Janta hoje foi especial, feita pela Sanne e Viral. Muito boa! Fiz questao de comer... Anat ofereceu sobremesa: chocolate Lindt que ela trouxe da Suica.
Pavh leu um poema lindo! Emocionei ate...
Hoje ficamos ate 22h40 na sala! Vendo fotos da Sanne, conversando, pegando emails... Lembrarei sempre deles! Pra sempre..

24 de fevereiro


Acordamos cedo! Dia livre.... Rishikesh hoje.
Fiz uma pratica rapida, pranayama e meditacao. Fez bem pra mim... Tava precisando mesmo de sentir meu corpo, controlar a respiracao..
Gil decidiu ir pra Rishikesh com a gente. Ontem, como nao sai de casa, dei o tel pra Lu ligar pro Honey o horario do taxi. A Dani que ligou e marcamos as 9h. Ele tava atrasado...
Legal, todos juntos pra Rishikesh!
O dia tava lindo, ceu azul... e eu me sentindo melhor. Enjoei um pouco na ida.
Fomos direto pra RamJhula na livraria dos "meus amigos". Depois passamos na Usha ( Escola de Iyengar) pra comprar props. Depois fomos de ricksha pro Tulsi.
Ah antes passamos na dra. Usha ( medica ayurveda). Eu ja tinha mandado email pra ela dizendo que estava indo pra India. Gosto muito dela e do trabalho que ela faz. A consulta foi bem bacana e era mesmo o que eu achava... Pitta!!! Ta desequilibrado... A massagem vai ficar pra proxima; so o Gil fez.
Ai entao fomos almocar no Tulsi, lugar que adoro em Rishkesh! Pena que o Amit nao estava la.. Sobremesa maravilhosa!!!!
Lu foi fazer mais comprar e eu sentei perto da ponte com o Honey. Conversa preocupante...
Fui me banhar no Ganges. Agua mega gelada! Foi otimo! E divertido tambem...
Encontramos o Gil e seguimos pra centro de Rishikesh numa loja que vendo ouro... Quanta coisa linda!!! E cara tambem, claro! Bom eu nao comprei nada...
Fomos embora pra Dehradun. Parada no Pizza Hut pra comer: todos juntos. Boa ideia Gil!
Chegamos em casa cansados! Lave minha roupra molhada no Ganges e desci pra falar a Lu e o Gil. Conversa muuuito divertida! Sobre minhas espinhas.. Eles acham que eh por falta de "namorado".. KKKKKKK Rimos muito.
Banho quente e caminha.... 4 dias faltam pra eu ir pra casa.

23 de fevereiro


10 vezes no banheiro... Dormi mal!
Acordei bem indisposta... day off total!
Dormi bastante pela manha, descanse mesmo; o corpo ta fraco combatendo uma provavel infeccao.
Almocei toast e bebi muita H20.
Dormi mais a tarde, tomei um pouco de sol com a Sanne e li bastante tambem.
Nao fui mais ao banheiro hoje, ainda bem! So fraqueza mesmo... Nao consigo sentir nem ver comida apimentada.
Nom fim da tarde fiz um miojo pra mim, sem tempero, claro, a Natalie e a Sanne fizeram companhia pra mim. Estou sem fome, mas sei que preciso comer.
Ufa! Nao fiquei enjoada depois de comer! Minha barriga faz muitos barulhos, da ate medo, mas ok.. rs
Logo subi; nem fiquei batendo papo na sala com o pessoal.
Banho e cama... (mais!).

22 de fevereiro


Dormi bem! Ok, aula .
Senti meio fraca, mas fui mesmo assim... Muita retroflexao e torcao.. pegou meu ponto franco nesses dias! Depois da aula fui direto pra casa com a Lu. No caminho liguei para o Fabiano que era o aniversario dele. Que bom poder falar com ele, fiquei feliz. Acordei ele, coitado!
Almocei arroz.
Resolvi nao ir pra aula hoje; nao tava afim de fazer 2 aulas no dia com o Chanchani e queria dar um role sozinha.
Fui pra Dehradun tirar dindin e ir no mercado. Foi rapido, pois passei mal la... Muito enjoo e diarreia. Calafrios!!! Aiiii... medo.
Fui de rickcha pra casa.
Nada de janta.. so um pao. Joguei carta com o Gil e Lu, bem divertido ate...
Banheiro, banheiro meu..
Nao teve jeito tive que entrar no antibiotico... todos os sintomas da receita da dra. do HC estavam em mim! Febre tambem deu sinal de vida...
Queria minha mae, minha casa... Juro que quero voltar!
Torcam pra eu estar melhor amanha, to precisando....

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

21 de fevereiro

rango no jardim.

Hoje acordamos mais tarde pois a aula comeca as 9h. Ate pensei em ficar em casa, mas fui. Farei a pratica no meu ritmo, sem estresse.
Dia do almoco com o pessoal do curso depois da aula: no jardim da casa dos professores, que fica em frente a escola. Tudo muito bem feito, que capricho! Todos juntos comendo no jardim... Rodeado de plantas, flores, um lugar muito bem cuidado. Adorei!
Eu nao comi quase nada, mas todos elogiaram a comida. Bem a sobremesa eu nao aguentei... comi um doce pensando ser abobora mas era cenoura. Maravilhoso! E arroz doce tambem, muito bom.
Ficamos batendo papo com o pessoal e depois fomos pra casa. Eu nao comi muito mas me senti cheia.
Mega soneca depois do almoco; hoje nao teve aula a tarde. No fim da tarde (hora que volta a energia) fui com a Lu pra net. Nao fiquei 5 minutos e tive que voltar... enjoos e mais enjoos. Descansei no quarto e melhorei um pouco.
O Rajiv ( dono da casa) chegou hoje. Entregamos um presente pra ele: porta -retrato com a foto da Lu, Manoel, ele e eu. Ele nao abriu na hora, mas depois agradeceu muito.
Ele pediu para os meninos fazerem um cha pra mim e me fez bem.
Nao jantei, mas fique na sala com o pessoal. Nao posso ver pimenta....
Natalie fofa me deu uns comprimidos homeopaticos para melhoras meus enjoos.
Puts o Sr Rajiv tava meio "alterado" e pentelhando todo mundo...
Subi pra tomar um banho quente e dormi.

20 de fevereiro
















Opa! Despertador hoje!
Aula boa! Foi a aula que mais entendi o que o Chanchani falava.
Saindo de la fomos comer no Chahaya, restaurante Tibetano que viramos fregueses. Gil, Sanne, Lu, Dani e eu... Ah galera do curso esta sempre presente la!
Resolvi comer bem pra nao almocar depois, estou meio enjoada da comida de casa, eh basicamente a mesma coisa. Comi omelete com vegetais e toast, cookie de chocolate e chai. A Lu, Sanne e Gil pediram crepe e veio gigantesco! Ajudei a comer ne?? rs Aqui tem comidas bem saborosas.. ate incomendei geleia pra levar para o Brasil.
Subi pra casa com o Gi com a panca cheia. Conversamos na sala de casa sobre familia.. que saudade da minha!!!
Tirei um cochilo na sala e fui me arrumar pra aula. Lu chegou da net e ficamos batendo papo. Fomos praticar antes da aula. Aula de pranayama provavelmente com Swati.
Puts to enjoada ainda... fiquei durante a aula, fazendo invertidas.
Jantei pouco; nao tava me sentindo bem...
Hugo de novo! E de novo... Achei que ja estava bem, mas vi que nao estou.
Deitei cedo, bem enjoada... Quero ficar bem logo...

19 de fevereiro











Acordei cedo, nem sei que horas! Dia livre!! Fiz pratica de asana e meditacao depois. Bom sai lesada, ate o Gil comentou... e deu risada de mim na cozinha!
Tomei cafe na escada de casa pra aproveitar o sol. Depois fui ler no sofa da sala e o Gil me chamou pra ir tomar sol no jardim. Eu fiquei lendo e ele ouvindo musica...
Honey chegou por volta das 10h15. Fomos para o ponto (eu, Lu e Honey) pegar o bus pra Mussorie. O Honey disse que nunca anda de onibus porque enjoa.. que beleza! Fiquei preocupada, porque fizemos o coitado ir com a gente e de busao..
Meu Deeuuusss!! Que horrivel!!! Primeiro porque fomos de pe... e que estrada eh essa? Nao me lembro de enjoar na estrada, mas essa pra Mussorie...



A maioria do pessoal do onibus tava passando mal, teve um que colocou a cabeca pra fora e vomitou!!! Nunca mais!!!
Chegamos na cidade os tres totalmente "nauseados", mal mesmo... tivemos que sentar pra voltarmos ao normal.
Andamos pela cidade, visitamos um aquario (bemmm pequeno). Queria andar de cablo car mas tava fechado... Confesso que fiquei com medo, pois as condicoes do equipamento nao estavam boas.... La tem varias lojinhas que vende roupa de frio; algumas ate famosas como Adidas, Nike, Reebok...
Decidimos andar de cicleriksha e subir mais um pouco. Mussorie eh uma regiao alta, bem frequentada no frio pois neva e muito visitada por casais. Um indiano por volta dos 45 anos carregou nos tres! cicleriksha eh uma bicicleta, onde o cara puxa as pessoas que sentam atras dele, como uma carroca. O cara era magrinho mas o bichinho tem forca viu... Ate pagamos mais depois!
Esse passei foi bem gostoso; pude ver picos do Himalaia com neve! Eu acho lindo, sou fissurada. Fomos ver um jardim tambem, bem legal, mas tava tao frio...
Fomos almocar no restaurante tibetano, chines e indiano, tudo junto. Comemos momos de vegetais... com um cabelo, que foi motivo de conversa durante todo o dia. Encontramos os brasileiros por la e e alguns amigos do curso de yoga.
A intencao era ver o por do sol, mas estavamos cansados. Fomos embora de taxi, com certeza! Mesmo assim enjoou...
Chegando em casa ficamos conversando na sala (Gil, Honey, Lu e eu) sobre relacionamentos, das diferencas entre India e Brasil. Foi bem divertido! A Lu quer arrumar um namorado pra mim e eu disse que nao quero!!!! Bico total! rs
Honey foi embora e Lu foi pro banho. Fui pra cozinha, claro, ver os meninos cozinharem. O Gil tava la e eu disse que odiava ele; ele falou que vai me ligar daqui uns meses pra saber como eu estou...
Janta boa! A Sanne e a Anat preparam a sobremesa surpresa: yogurt, nozes e mel. Hummm bom viu! Eu nem gosto de nozes...
Essa nossa casa eh iluminada, pelas pessoas que estao aqui. Agradeco e quero certamente manter contato com todos! Pessoas do bem, coracao bom e super divertidas!
21h15.. Good night!

18 de fevereiro

flor de casa.
yog ganga.




Acordei melhor: nada de enjoo, nem colicas... so me senti fraca. Comi um pao e cha e fui pra aula.
Ate pensei em ficar sossegada na aula, mas comecou boa e quis fazer!!! Ah foi com a Swati! Alguns asanas cmo sirshasana e halasana na cadeira me senti extremamente fraca pra entrar na postura. Sem forca sabe? Mas ok... fiz o que pude.
Depois da aula fui com a Lu pra Dehradun. A tarde foi livre.
Tomamos "cafe" no Barista, lugar totalmente ocidental.. tinha brownie com sorvete, capuccino, muffins... O som ambiente era black music! Eh estranho ate ir num lugar assim aqui na India. Comi meio calzone e suco de caixinha.
Depois fomos pra internet que funciona com gerador a tarde! Ja tinhamos ido la antes. O dono perguntou algumas coisas pra Lu como se ela era casada e tal. Dessa vez eu pego no meu pe... Ja me add no orkut, messenger e Facebook... A Lu fica me zoando agora! Ah ele convidou a gente pra almocar, comprou agua... Coisas da India.
Divirtam-se com a fotos! So 3 horas na net... Aff! Passamos no market, Himalaia e casa...
Voltamos de busao! Bemmm mais barato viu... E engracado tambem. Os indianos olham muito pra gente, nao tem jeito. Acho legal isso, fazer o que eles fazem ; so assim pra estar mais em contato com a cultura deles e sentir a energia do lugar, das pessoas... Adoro!
Deixamos as coisas em casa e fomos ligar: eu pra o Honey pra combinar o passei de amanha e a Lu para oManoel que ja esta no Brasil.
Falei para meu amigo Honey que nao passei bem ontem e ele perguntou o porque... Quando disse que foi o tal do Tiki ele riu e pediu varias desculpas! Confirmei o passei pra Mussorie amanha e vamos de bus.: 20 rupias pra ir e 20 pra voltar. De taxi pagariamos 700 rupias pra ir e voltar. Economizar eh bom ne?
Janta: arroz, espinafre (tipo pure) e 1 batata. To melhor, ate comi chocolate hoje! Pra dar um gostinho na boca...
Sanne e Natalie nao jantaram em casa pois foram para o curso de culinaria. Ate quis fazer, mas nao quero ficar presa. Gil e Anat foram pra Dehradun comer no Pizza Hut. Entao jantamos com o Viral e Pavh.
Quase 21h.. sono chegando.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

17 de fevereiro

mensagem no restaurante tibetano.
tiki: comida indiana que comi na rua.


Puuuuts!! O amor pelo Honey deu sinal de vida em mim... Na Lu nao, ainda bem!
Nao dormi bem essa noite; deitei e ja estava enjoada. Tive calafrios, anjoos e muita colica. Tive que ir ao banheiro chamar "o Hugo" na madrugada. Voces nao imaginam como eh vomitar comida apimentada! Sorry por falar isso... Horrivel!!! Nessa hora queria minha mae...
Depois de lavar o banheiro consegui cochilar. Acordei fraca, anjoada ainda e sem condicoes de ir pra aula.
O Gil deu uma agua com gotinhas que ajudam a limpar o estomago e trato digestorio. Eh amargo pra caramba, mas tomei. Lu fez cha pra mim. Tks.
Dormia, lia... dormia lia.... a manha toda. Nao tinha forca pra levantar e abrir a janela e deixar os sol entrar.
O querido Gil veio me visitar no quarto depois da aula. Trouxe novamente a agua "benta" e esperou eu tomar tudo!!! Eu disse que ele parecia meu pai! rs Fofo, gente boa.... Disse que o quarto tava sem ar e abriu todas a janelas, cortinas... rs
Almoco: 2 fatias de pao de forma.
Depois de comer fui tomar um sol na entrada da casa que tem uma escada gostosa de ficar... Dai o Gil apareceu e conversamos bastante.
Nada de aula a tarde, tirei o dia pra "descansar".
Todas as tardes ficamos sem energia das 14h as 17h(teoricamente) e nada funciona. Isso acontece nesses dias porque a energia eh desviada para Hardwar devido o Kumbhamella.
O amor pelo Honey deu sinal de novo... agora pelo outro lado!!!! Colicas e mais colicas!!! Calafrios tambem...
Fui tomar um banho no fim da tarde, tava precisando...
Logo o pessoal da casa chegou: janta. Comi plain rice e pao. Tava bom... Conversei com a Sanne, Natalie e Gil na sala e logo subi.
Cama de novo!!! Espero que amanha eu esteja melhor...

16 de fevereiro





Acordei antes do relogio... 6h45.
Chegamos antes da aula para a pratica e depois aula com o Chanchani. Aula puxada com muita retroflexao no cinto, na cadeira e no chao.
Eu ate quis fazer, mas ele me podou por causa no periodo... dai fiquei fazendo posturas sentada, deitada... bem relax.
Depois da aula fomos para Dehradun com a Dani, Marcia e 2 "gringas" do curso. Legal! Nos separamos por la, pois fui encontrar o Honey com a Lu no Mc Donalds daqui!!! rs Ele atrasou.
Fomos almocar com a Dani e Marcia e sobrou muita comida... Que do!!! Dai demos a comida para os pedintes da rua. Honey nao comeu, tomou um cold coffee.
Depois do almoco fomos de moto ( eu, Lu e Honey) para o market, o lugar frequentado pelos "locais" mesmo. Eh muvuquinha.. o bom eh que o Honey que paga e SEMPRE paga mais barato.
Bom emocao na moto... So o Honey usava capacete... Eu fui esmagada pelos dois!!! Risada na certa!!!! Surreal...
O Honey eh muito paciente. Andou com a tchongas.. muito! Atras de coisas pra nos sabe...
Eu fiquei preocupada pois ele nao tinha almocado e falei pra que ele precisava comer. E ele disse que queria comer uma comida tipica daqui e que nao comeria sozinho. Imagina...por consideracao a ele decidimos comer: eu e a Lu dividimos o prato que se chama tiki (nao sei como escreve, na verdade). Meuuu um lugarzinho na rua, voces nao tem ideia!!! Um bolinho de batata, com yogurte, catchup.. sei la...Juro que quase vomitei... me segurei, respirei fundo... PQP! Da enjoo so de lembrar... por isso vamos mudar de assunto.
Ficamos no centrao ate 18h mais ou menos. Aventuras na bike do Honey.. coxa dolorida por fazer forca pra nao esmaga-lo na moto!
Voltamos pra casa de riksha. O motorista era bem bacana.
Bom nem jantei... Fiz um cha e tomei so isso. Tava cheia e percebi que meu estomago nao tava bem.
Quis ficar sozinha no quarto, nem desci pra fazer social.
Dei muita risada com a Lu lembrando da comida na rua... Eu achei que ela tinha gostado, mas nao... Decidimos que amamos o Honey por ter aceitado comer aquela comida e na rua de Dehradun! Mudando de assunto...please!
Dormimos cedo again...

15 de fevereiro

bhima: dog do yoga ganga.
gil friend


Acordamos com sono... eu principalmente! Estou tendo muitos sonhos esses dias.
A aula seria com o Chanchani, mas a Swati que deu. Foi muito boa por sinal! Ele repete as posturas, mostra bem o que tem que ser feito. E eh mais calma... rs
Depois fui tomar cafe na "padaria" tibetana com o pessoal de casa. Hummmm comi 2 carrot muffins e um chai. Lu foi pra net.
No caminho de volta encontrei a Lu e fomos pra casa. Almoco ja... Tava cheia! Mesmo assim comi.
Soneca depois do almoco. Vida chata essa minha... yoga, comer, dormir, yoga... Adoro!
Tomamos um chai no caminho da escola antes da aula. Fizemos pratica antes da aula. Maneco a Lu nao pode tomar mais chai... ou puseram algo nesse, porque ela tava demais! Demos muita risada vendo as goiabinhas.... Voce ia se divertir com a gente, tenho certeza!
Aula boa de pranayama a tarde com Chanchani. Atrasou, claro.
Depois da aula liguei pra minha casa em Bastos e falei com o Du cunhado e meu sobrinho Marinho... Fofo! Ele disse que a tia "Taci" foi viajar de aviao... Muita saudade desse magrelinho. Falei com a mami! Ah liguei para o Honey tambem. Talvez amanha role um cinema aqui. Deve ser engracado vai...
Janta boa... papo cabeca depois com a galera da casa.
Soninho basico... 21h40.

14 de fevereiro

cachorro sem dono... fofinho nao eh?
vista linda do yog ganga.


Acordamos sem relogio!!! Se nao fosse a Lu...
Estou completamente perdida no tempo... nao sei que dia eh, muito menos o dia da semana! Ja levei bronca da Lu ate... "Que dia eh hoje mesmo Lu?" =S
Aula da manha foi bem boa : muita acao de urdhva na cadeira e levou as mesmas acoes para as outras posturas.
Depois da aula eu e a Lu fomos tomar cafe na "biboca" e seguimos pra Dehradun. Depois fomos direto para a aula "Talk" as 15h.
Tentamos novamente a net, ja que em Dehradun nao conseguimos. Nao achamos leitor de cd!!! Ah Dehradun eh a cidade, o centro melhor dizendo... a casa que estou hospedada e a escola eh um bairro meio afastado chamada Old Rajpur. Pra ir pra Dehradun eh preciso pegar um riksha e demora cerca de 20 a 30 minutos.
Tentei falar com meu amigo Honey ontem pra saber se ele estava mehor, mas nao consegui. Hoje tentei 2 vezes e nada! A tardezinho consegui... Ele esta melhor!
Eu gastei "uma grana" nas ultimas 2 ligacoes que fiz para o Brasil e para o Honey tambem! Mas percebi que tem alguns lugares que cobram mais barato... Nao me perguntem porque... Preciso ficar mais esperta!
Voltamos com muuuita fome! E o rango tava muito bom.... Ate brinquei porque aqui hoje se comemora VALENTINE'S DAY. Eh como na Inglaterra e outros lugares.. Muito engracado que a cidade ta cheia de flores, cartoes nas lojas, jornais falam sobre isso...
Ah uma das noticias nos jornais daqui eh sobre o carnaval do Brasil!!! No Rio, claro... Saudade da terrinha.
Mas ja me sinto em casa aqui. Ando tranquilamente nas ruas, como nas bibocas com os indianos. Tem gente que ia surtar!!! Tem coisas aqui na India que precisam ser abstraidas...
ABSTRACAO eh umas da palavras muito usada quando vim pra ca a primeira vez... e continuo usando. A segunda palavra eh SURREAL.
Li sobre Mussorie no guia; sexta vamos passar o dia la. Ja combinei com o Honey e ele pareceu estar animado! O dono da nossa casa te outra casa la (tambem). Vai ser legal... Cidade onde neva e podemos ver os picos do Himalaia com neve. Torcam para que eu possa ver...
21h35.. vou dormir!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

13 de fevereiro.

tiozinho de onde usava o tel e tomava chai perto de casa.
caretakers: gente boa!


Hoje pela manha nao tivemos aula, so a tarde.
Acordei cedo e fui com a Lu tomar cafe na rua: encontramos um "botequinho" bacana no caminho da escola, com pao e chai saborosos. Aproveitei para telefonar; nao consegui falar com a Sandroca de novo nem com a mami; certeza que tava dormindo! Sandroca devia estar acordada, era por volta de 1h da manha. rs Consegui falar com Kito. Saudade!!
Ufa!! Quase em dia o blog. Fiquei com a bunda doendo ate... falta carne!
Fomos almocar em casa as 12h. Descansei um pouco e voltei pra net. Consegui falar com a Ke, ate chorei... Falei tambem com o cunhado preferido. Marinho tava dormindo...
Eba!!! Atualizei meu blog! Pessoas por favor comentem. Preciso saber se estao curtindo, se escrevo muito... Ok? Mas nada de fotos ainda!
Fomos para a aula de Pranayama com a Swati, esposa do Chanchani. Legal, ela eh boa e mais tranquila que ele. Posturas para expansao da caixa toraxica, criar espaco entre ombros e orelhas...
Depois da aula net (de novo) e peguei meu cds com as fotos da camera que o garoto gravou pra mim. Liguei para o Louis. "Fala baixinha..."
Logo escureceu e fomos para casa. Janta as 20h.
Quase todo dia vou na cozinha olhar os meninos cozinharem pra nos. Principalmente os paes (chapati, nan). Hoje foi nan... mto bom!!!
Eu falo meninos mas hoje perguntei a idade deles: um tem 25 anos, casado ha 4 anos e 2 filhos. O outro 29 e 1 filho. Eles cozinham pra gente e lavam nossas roupas. Pentelho eles, coitados... pergunto os temperos usados e tal. Outro dia me deixaram fazer chapati. Puuuts so atrapalhei! Mas depois melhorei. Vou ate comprar um panela pra fazer esses paes quando voltar, pois sao feitos com agua e farinha so, nada de fermento, leite, ovos...
To comendo tanto... toda noite fico com a barriga cheia.
Banho quente e camaaaaa.. 21h30 dormindo ja.

12 de fevereiro









Acordei sozinha, como sempre... rs
9h! Taxista chegou mas o Honey ligou para ele e disse que nao ia pois estava doente. Dai chegou o Bart, um polones que acabou indo com a gente. Doidinho! Tinha ficado um tempo do Japao, no templo budista e adorou. Contou bastante coisa sobre a Polonia, bem interessante. A gente tem ideia de uma coisa e ve que as coisas sao bem diferentes...
No caminho eu percebi que estava sem meu porta-dolar... Cabecuda!!! Com cartoes, passaporte...
1h30 pra chegar. Muvuca, policias na entrada da cidade... Nunca vi isso aqui. Cade a tranquilidade de Rishikesh???
Fomos para um livraria e, claro, saimos com livros. Depois paramos num padaria alema, famosa aqui. Boa, recomendo! O visual tambem recompensa...
Andar... passamos pela ponte e fomor para o outro lado. Muita gente aqui! Sabe quando nao da par para pra tirar foto? Assim...
Achei as encomendas da Didinha no Himalaia.
Fomos para a livraria dos amigos aqui. Legal, ele se lembrou de mim. Eh bom encontrar gente conhecida e se sentir "em casa". Mas preciso voltar, pois to sem $. Compre japamala do dear Sanio. Ganhamos brinde! Parada para comer algo rapido, no Madras Cafe. Nao consegui passar no Tulsi, pena...
16h foi o horario marcado com o taxista para voltar pra Dehradun. Mega transito! Cheguei cansada, querendo dormir.
O jantar sai as 20h e eu nao via a hora de comer para dormir...
Janta boa como sempre, com muitos legumes e chapati. Isso faz parte das nossas refeicoes diarias.
Barriga cheia... dormir.

11 de fevereiro





Dormi bem!
As dores passaram. Nao era nenhuma infeccao, algo comum de acontecer aqui. Trouxe remedios, caso passasse mal.
Aula boa, com bastante invertida, trikonasana, ardhachandrasana... e adhomukha, pra variar.
Depois da aula a galera do Brasil fomos tomar cafe. Comi um muffim de cenoura maravilhoso! Um nao, dois... rs E chai, pra mudar um pouco.
Fomos todos pro centro de Dehradun. Loja bacana! Tudo de qualidade, pra passar mal mesmo.
De volta para o curso. Hoje eh "Talk". Bacana, sentamos fora da sala, no sol. Chanchani falou sobre Shiva.
Eu acho que eu falo muito. Dai quero falar, brincar com todo mundo e nao consigo! No curso tambem... mas nada que nunca tenha feito, ele foca muita em acoes e claro, presenca.
Eu e a Lu fomos para uma internet ao lado da escola. A outra eh muito longe, com uma mega subida na volta. Tentei organizar o blog, mas ainda nao consegui.
Liguei para o Honey para confirmar o horario de amanha, pois vamos para Hardwar ver o Kumbhamela e Rishikesh. Eba! Ir com um indiano eh melhor... com um homem ja eh melhor.
Mais mico da Bia: eu tava falando sobre mim, pois tenho olhos puxados e tal. Disse que meu avo era japones e eu era "mistake"... A galera se matou de rir! Ai meu querido amigo ''boss" "butter" (o nome dele eh Gyl, le se Guil) me ajudou. "Mix Bia"...
Cheguei no quarto e conte pra Lu... Mistake significa erro! Sou um erro???? Acho que nao... rs
Soninho... Bye Bye!

10 de fevereiro





Puts dormi mal... colicas e mais colicas que me fizeram perder o sono. Sera que foi o chai que tomamos na biboca na rua? Ou uma fatia de tomate, de pepino e cenoura? Caramba viu...
Levantei com a Anat que fez cha pra mim. Uma fatia de pao e go! Curso as 8h. 5 minutos andando da casa ate la.
Chanchani fala coisas importantes, concordo com o que ele diz, mas fala bastante e se torna repetitivo. Muito frio na sala!
Mane nos esperava no final da aula, que atrasou, obiviooo. Fomos encontrar o Honey, que tambem atrasou.
Fofo! Ele disse que a mae dele fez comida pra mim! Acho que nao entendi quando nos falamos no tel ontem... Manoel e Lu estavam comigo, mas nao foram. La foi eu na moto do Honey... C...falei que tava com medo, por aqui nao usa capacete e eh uma regiao montanhosa. Fora o caos...
Depois me acostumei. Passei em casa para pegar um presentes que levei para ele e para a mae. Pedi para ele parar no caminho para eu me despedir do Manoel, pois ele tava indo embora. Obrigada Manedo, sentirei sua falta!
Passamos antes na casa da irma, linda! Serviu agua (da torneira) e cafe com leite. Vi o album de casamento dela, maravilhosa!
Depois fomos para a casa dele, onde vive com a mae. O pai eh militar em Delhi. Fofa tambem! Fez comida, inclusive frango. Coitado ele disse que foi comprar pra eu comer... Pedi mil desculpas! MEGA apimentado... Eu suava! Juro saia fumaca da minha boca. Tomei muita agua da torneira mesmo, fazer o que??? rs E ela enchia meu prato.. e eu comia! Chai depois, doce... Oh my God! Nao aguentava mais comer. A irma e a mae me pediu pra voltar.. que gracinha, adorei as 2.
Aqui as meninas ate usam cabelo curto, mas quando se tornam mulheres, principalmente casadas, so comprido! Logo que o Honey me viu falou do meu cabelo. A mae dele me viu e falou tambem. Os dois riram e depois o Honeu traduziu o que ela tinha dito... Dai falei que tinha 6 anos a mais que ele! Eh muito interessante conhecer as diferentes culturas.
A irma dele casou em outubro, ele me convidou ate, mas nao pude vir, infelizmente. A familia da noiva banca tudo: festa, casa, moveis... Tipo a familia dele ta duro agora por causa disso... Ah e ta reformando a casa dele tambem. 10 homens e todos os dias a mae dele precisa alimentar essas pessoas! Eh a cultura daqui... Xiiii quer quiser casar comigo ta f... Nao tenho nada! De bem material...
Conversamos bastante no caminho, sobre Yoga, religiao, Deus.. foi bem legal! Ele perguntou se eu nao ia casar. E eu respondi "I don't know!" Eu nao sei sobre meu futuro, ora.. rs E disse que nao me preocupo com isso. Ele riu...
Honey me levou para casa e fui correndo para a aula. Atrasei 5 minutos, nem cogitei em entrar pra nao levar um esporro do teacher.
Resolvi ir na internet. Cheguei la e estava sem luz; tive que esperar por causa 1 hora. La nao tem leitor de CD, por isso o blog ta sem foto ainda. Sorry!
Escureceu. Voltei sozinha!! Nunca mais viu... Confesso que fiquei com medo, pois tava tudo escuro e minha casa fica afastada. Cruzei com algumas pessoas na escuridao, carros iluminavam a rua.
Cheguei em casa cansada e logo mudei de quarto. Maneco foi embora e fui dividir o quarto com a Lu.
Janta bacana! A Sana de Amsterdam conhece mais o Brasil que eu! Vergonha....
Nem ficamos batendo papo hoje. Banho gelado, mal lavei "as coisas"...
Ate mais!